Olá, leitores!
Quem está escrevendo esse post são Guilherme e Roney, amigos e parceiros aqui da equipe da Tudo Low Carb.

Nós somos dois apaixonados por alimentação saudável e há pouco mais de quatro anos escrevemos o blog senhortanquinho.com onde compartilhamos diversos artigos sobre alimentação baseada em comida de verdade e diminuída em carboidratos refinados.
Se você está nesse site é porque se interessa por algum desses assuntos e também se interessa sem saber mais sobre o universo Low Carb. Sendo assim, vamos abordar rapidamente nesse texto o que é a Dieta Low Carb e por que ela funciona.


O Que É Low Carb?

O termo “dieta Low Carb” vem do inglês e significa uma alimentação que é pobre, ou restrita, em carboidratos.
Essa restrição de carboidratos não é absoluta, mas sim relativa à dieta ocidental padrão – aquela dieta que vem sendo adotada nos países ocidentais, liderados pelos Estados Unidos, desde o final dos anos 60 – e que é simbolizada pela pirâmide alimentar.
Se você está nesse site é porque se interessa por algum desses assuntos e também se interessa sem saber mais sobre o universo Low Carb. Sendo assim, vamos abordar rapidamente nesse texto o que é a Dieta Low Carb e por que ela funciona.

 


Essa dieta, que chega a ter até 70% de suas calorias vindas de carboidratos – grande parte dos quais, refinados (em forma de farinhas, açúcares, bolos, pães e muito mais) – tem sido associada a diversos desfechos negativos de saúde, dentre eles:
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obesidade,
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diabetes,
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síndrome metabólica,
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hipertensão,
e muitos outros.
Sendo que a Dieta Low Carb busca reduzir o consumo desses alimentos para melhorar esses desfechos de saúde.
Desse modo, esse é um dos motivos principais para se fazer Low Carb.
Mas que outros motivos seriam válidos -  e por que Low Carb está tão na moda?


Por Que Low Carb?

Nas últimas décadas, vimos que o consumo calórico da população tem aumentado.
Isso pode ser parcialmente explicado, segundo alguns autores, pela oferta exacerbada de comidas hiper palatáveis e pelo excesso de alimentos processados - especialmente carboidratos refinados e gorduras artificiais.
Uma vez que esses carboidratos processados são os formadores de grande parte da base da alimentação ocidental, a insulina tende a ser desregulada.
E é importante notar que a insulina é um dos principais hormônios no corpo associados ao armazenamento de gordura.
Inclusive o médico canadense Dr. Jason Fung acredita que a insulina cronicamente elevada é o principal fator que leva à obesidade - ou seja, o principal fator causal, conforme ele argumenta em seu livro The Obesity Code.
Entretanto, mesmo identificando a insulina como causa da obesidade e do ganho de peso, a nossa dúvida é: Como evitar que isso aconteça? Isto é: como consertar essa situação?

Diversos estudos já foram feitos e indicam que uma dieta com restrição de carboidratos é a melhor estratégia para lidar com problemas de insulina.
Além disso, estudos científicos também mostram que a dieta low-carb é uma excelente estratégia para emagrecer, levando a maior perda de peso e à melhora de diversos marcadores de saúde - especialmente quando comparado com outras estratégias como Restrição Calórica Simples e Restrição Calórica Associada a uma Dieta Baixa em Gorduras.
Então, até agora vimos que low-carb funciona. Mas por que será que ela funciona tão bem?


Por Que Low-carb Funciona?

Um dos principais fatores que faz com que a Dieta Low Carb seja ótima para tratar essas condições é o controle do apetite.
Isso porque a Dieta Low Carb é baseada em proteínas, gorduras boas e vegetais ricos em fibras - e esses são nutrientes que fornecem grande saciedade.
Ou seja, quando você ingere refeições baseadas em alimentos ricos nesses nutrientes você não vai comer e ficar com fome daqui duas horas, por exemplo.
Na verdade, você tende aplacar a fome devida às diversas reações associadas à saciedade, seja de distensão do estômago – como no mecanismo associado ao nervo vago –, seja outras vias, como a secreção de peptídeo YY, colecistocinina, e outros.
Então, de maneira mais simples, digamos que a low-carb funciona para emagrecer sim.
Mas que, de brinde, com uma Dieta Low Carb você consegue emagrecer enquanto melhora a sua saúde - e ainda por cima sem passar fome.
A Dieta Low Carb também tem outros benefícios para a saúde, conforme mencionamos sem explicar acima. Alguns deles incluem a regulação do colesterol e dos níveis de triglicerídeos.
E estes, aliados ao fator de saciedade superior e ao fato de se comer alimentos que são nutricionalmente densos, mas caloricamente pobres (isto é, alimentos que fornecem muitos nutrientes e saciam com poucas calorias), tendem a levar a uma diminuição natural do consumo de energia na forma de calorias, que é o que promove o emagrecimento.
E claro, conforme dissemos, ela também regula a insulina, permitindo que o seu corpo se transforme em uma “máquina de queimar gordura”.
E agora, já está pronto para começar a Low Carb?


Low-Carb, Teoria E Prática

​Se você se interessou pela parte teórica, sugerimos a leitura de dois textos completos.
Neste primeiro, mostramos algumas das principais variações populares de Low Carb e neste segundo ensinamos você a montar seu cardápio para uma dieta low-carb de sucesso. ​Por outro lado, se você entendeu a teoria e gostaria de ter ideias de lanches baixos em carboidratos, clique aqui para ver diversas ofertas aqui na loja da Tudo Low Carb.